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Este blog visa a apresentação de um projecto que está a ser desenvolvido ao longo do ano. Fala sobre nutrição, alimentação saudável, vários tipos de alimentação e disturbios alimentares.

quinta-feira, 15 de Maio de 2008

Entrevista com a Nutricionista Dr. Sílvia

Esta entrevista foi realizada no âmbito de de exclarecer algumas duvidas que o grupo tinha sobre a nutrição, e também servirá para exclarecer dúvidas aos visitantes deste blog.
1. A alimentação tradicional portuguesa é considerada desiquilibrada por utilizar alimentos "Pesados", como o pão, as batatas, o arroz e o feijão?
R.: Não,muito pelo o contrário, pois os hidratos de carbono como o pão, as batadas e o arroz são alimentos fundamentais (por exemplo para o cerebro) e feijão é um alimento proteíco sendo as proteínas essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.
2. As carnes, os ovos e os queijos não contêm açúcar. Podem, então, ser usados á vontade?
R.: Não, pois têem gorduras saturadas que são prejudicias para a saúde e muitos deles estão contaminados com hormonas e outros medicamentos que foram administrados aos animais.
3. Beber água ás refeições engorda?
R.: Não, porque a água não tem calorias. No entanto não é conviniente beber água ás refeições pois dificulta a digestão.
4. Existem planos alimentares para diferentes faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos?
R.: Sim, pois consoante a idade da pessoa as necessidades das pessoas são diferentes.
5. O leite e o iogurte devem ser consumidos por pessoas que tem diabetes?
R.: Se não tiverem açucar adicionado não tem qualquer inconveniente.
6. O que é a celulite?
R.: É uma retenção de liquídos associada á má circulação de e a problemas horminais.
7. O que é ser vegetariano?
R.: É não incluir nao sua alimentação animais ou derivados.
8. O que é a limentação saudável?
R.: É uma alimentação que contenha todo o tipo de nutrientes que necessitamos nas quantidades recomendadas (hidratos de carbono, proteinas, lípidos, vitaminas, minerais e oligelementos).
9. Onde podemos encontrar os nutrientes necessários para nos mantermos saudáveis?
R.: Fazendo uma alimentação mais avriada possivel e não e exagerar em nenhum tipo de alimentos.
10. Os productos diatéticos (alimentos "diet" ou light") podem ser usados á vontade?
R.: Não, aliás são mais perigosos para a saúde que os demais, visto por exemplo: o açucar ser substituido por edulcorantes estremamente nocivos para a saúde.
11. Todas as frutas são permitidas para as pessoas com diabetes?
R.: Depende. se a diabetes é tipo I ou tipo II. Na do tipo I, têm de ser mais restritivos principalmente com frutas mais ricas em açucar.
12. Qual a diferença, em termos de quantidade de gordura, entre o óleo e o azeite?
R.: A diferença esta essencialmente na qualidade, sendo a qualidade do azeite muito superior á do óleo.
13. Qual a quantidade de calorias que devem ser ingeridas diáriamente?
R.: Depende do gasto calórico que cada pessoas consome.
14. Quem tem diabetes pode consumir bebidas alcoólicas?
R.: Depende do nível de glicémia. No entanto, quanto menos consumir melhor.
15. De quantas em quantas horas devemos comer?
R.: Não devemos estar mais de 2h:30min a 3h sem comer.
16. Que tipo de pessoas mais frequentam os nutricionistas?
R.: As pessoas com excesso de peso.

1 comentário:

Marilia Matias disse...

ola maninhas!
td bem com voces?
tou xeia de saudades voxas :)
e vim aki espreitar o tão falado blog!:P
A minha opinião: tá muito giro...tem informação actulizada e organizada.
Axo k fizeram um bom trabalho ;)

Bjão pa vcx!
adorovos***